16 de maio de 2012

Um carinho no rosto é sempre bom

[Pediram que eu escrevesse um texto sobre “Como fazer a barba da melhor forma”, e saiu o texto abaixo]

É verdade. Quem não gosta de um carinho suave no rosto? Acho que poucos.

Então, pela manhã bem cedo, você vai para o banheiro cantarolando. Vai fazer a barba e trabalhar.

A espuma de barbear, abundante, cobre todo o rosto. Afinal, você quer os pelos suaves para serem cortados pela última novidade em aparelhos de barbear. O aparelho Five. São cinco lâminas que, garante o fabricante, deixará seu rosto como pele de neném.

Com muito cuidado você faz o primeiro movimento, de cima para baixo, e sente a lâmina deslizar suavemente. Faz o mesmo na outra face. Agora é o queixo. Você se distrai e um corte mínimo, com um filete de sangue, aparece.

Rapidamente você pega a pedra-ume e a pressiona sob o corte por alguns segundos. Já não sangra mais. Que bom!

Com mais cuidado, você vai para a região do bigode. O problema é quando tem que tirar os pelos na junção com o nariz. Que coisa difícil. Ainda mais com um aparelho de cinco lâminas. Então, você saca o aparelho de uma única lâmina e vai, com cuidado, raspando esses pelinhos mais chatos.

Pronto, chegou a área do pescoço, que sempre cisma de ficar empelotada e vermelha. O cuidado necessita ser redobrado.

Mantendo o movimento de cima para baixo, o aparelho Five vai escorregando suavemente pelo pescoço. Fica uma área avermelhada aqui, outra ali, mas faz parte da vida do homem. Bom, parece que terminou. Mas ainda falta cortar os pelos do nariz. Ah! Agora sim!

Satisfeito você passa as mãos no rosto e sente algumas asperezas. Resolve escanhoar.

Cobre todo o rosto, novamente, com a espuma. Agora você começa pelo pescoço, passando o barbeador de baixo para cima. Sente o atrito do barbeador com os pelos e surge o segundo corte, justamente onde ficará o colarinho da camisa. Pedra-ume em cima do corte; alguns minutos e já parou de sangrar, mas ficou marcado. Ainda acontecem mais uns 2 cortes na região do pescoço.

Finalmente está OK, o pescoço. É hora de escanhoar o rosto e você começa pelo queixo. O machucado anterior foi atingido pelo barbeador, tornando-se um corte maior. A pedra-ume precisa ficar algum tempo em cima do corte, para conseguir estancar o sangue.

Você decide não escanhoar a região do bigode e passa para as faces.

Parecia que seria tranquilo, mas cada vez que você passa o barbeador em um sentido, precisa passá-lo, também, na diagonal, para tirar os pelos que teimam em deixar a pele áspera. Finalmente terminou a barba. Tem algumas placas vermelhas no rosto, mas você achou que ele está lisinho e vou lhe fazer uma pergunta: Lisinho pra que? Você vai trabalhar, não vai namorar!

Faça a barba seguindo o sentido dos pelos e não no sentido contrário, escanhoando, pois isso acaba com seu rosto.

Deixe para escanhoar no final de semana, quando for sair com a sua esposa, namorada ou for para balada. Aí sim, é possível que você receba um gostoso carinho no rosto e ainda um elogio: Poxa! Que pele lisinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário